Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dioscorea aesculifolia R.Knuth DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

D. aesculifolia é uma liana que ocorre no bioma Cerrado. Os poucos registros botânicos não informam características ecológicas além da ocorrência da espécie em mata de galeria. Não há dados populacionais. O sinônimo não esta bem definido. Assim, embora tenha sido previamente categorizada como "Vulnerável" (VU) para o Estado de São Paulo, não há informações suficientes que permitam coloca-la em uma categoria para o nível nacional, sendo avaliada como "Deficiente de dados" (DD).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dioscorea aesculifolia R.Knuth;

Família: Dioscoreaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dioscorea aesculifolia é considerado sinônimo de D. argyrogyna Uline (Téllez-Valdés; Geeta, 2007), no entanto há dúvidas quanto à sinonimização proposta, não sendo amplamente aceita (Kirizawa; Couto, com. pessoal).

Distribuição

A espécie ocorre em São Paulo e Mato Grosso do Sul (Kirizawa et al.; 2010).

Ecologia

Liana volúvel, que habita áreas florestais no Cerrado; fértil em novembro (Téllez-Valdés; Geeta, 2007).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes O desmatamento no Cerrado atingiu em 2008 47% da distribuição original do bioma. Entre 2008 e 2009 7.637 km² de cerrados foram desmatados (MMA; IBAMA, 2011). Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão (MMA; IBAMA, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- TÉLLEZ-VALDÉS, O.; GEETA, R. Sinopsis taxonómica de la sección Apodostemon (Dioscorea, Dioscoreaceae)., Revista Mexicana de Biodiversidad, v.78, p.265-279, 2007.

- KIRIZAWA, M.; XIFREDA, C.C.; COUTO, R.; ARAÚJO, D. Dioscoreaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil 2010, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB035277>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Dioscorea aesculifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dioscorea aesculifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 16:55:19